segunda-feira, 18 de junho de 2012

BRUNCH


Afinal o que é um Brunch?

Palavra cada vez mais comum entre as pessoas que querem recepcionar,
sair para apreciar a companhia de amigos, familiares e de quebra degustar de um delicioso Brunch!
A palavra Brunch surgiu na Inglaterra como uma forma de café da manhã atrasado, ou seja, nem café da manhã, nem almoço. Com isso possibilitou com que geralmente nos finais de semana quando nos tardamos na cama, e ficamos com aquela preguiça de encararmos a cozinha, pudéssemos conciliar a falta de café e suprir nosso dia com um almoço. Sendo assim a prática ganhou cada vez mais adeptos que como uma forma elegante de comemorar algo e receber os amigos pudessem apreciar iguarias que remetessem ao um desjejum complementado com tantas possiblidades gastronômicas, que harmonizem entre si, criando alternativas gustativas para vários gostos.
Por isso o tipo de serviço proposto geralmente é apresentado na forma de bufê, facilitando assim o acesso dos comensais, fazendo com que a formalidade dê lugar à descontração.
Como opção desta grande mesa, entram tantos pratos quanto possíveis, indo desde os frios, aos pratos quentes, frutas variadas, verduras, legumes, ovos apresentados de várias maneiras, sanduíches, saladas sim, e porque não?
Garrafas de água e águas aromatizadas são um verdadeiro charme, nesta composição. Sucos variados compõem outras possibilidades, bem como a introdução de bebidas alcóolicas. Sim estas podem fazer bonito neste momento, lembrando que excessos não caem bem, por isso uma garrafa de um bom espumante na temperatura certa faz bonito, agrada e harmoniza muito bem com todo o cardápio oferecido.
Aqui no Brasil esta pratica de sair para desfrutar de um bom brunch, ainda é restrita a poucos lugares que apostam nesta maneira diferente de começar o dia em ótima companhia e com muitas opções saborosas a nosso dispor. Mas você já pensou em estar oferecendo um brunch em sua própria casa em uma data especial?
E por que não? A idéia agradará a todos com certeza, o serviço é prático, pois você precisará de apenas algumas pessoas para montar estas travessas, pratos com as delícias que você poderá compor ou encomendar.  A variedade de comidinhas fica por conta do anfitrião, leve apenas em conta se entre seus convidados não existe alguém com alguma restrição alimentar, cabendo à convidada a preocupação de providenciar algo para que este saia satisfeito.
Materiais descartáveis são bem vindos, facilitando assim o pós-evento. Hoje contamos com inúmeros estilos de pratos, talheres, guardanapos que embelezam esta mesa, compondo uma atmosfera de acordo com o momento a ser realizado, ou seja, se quiser deixar este brunch temático, você poderá optar por descartáveis que ilustrem o tema proposto.

E que tal uma receita que encanta e deixará sua mesa mais apetitosa,
sem falar na praticidade do modo de fazê-la?

Madeleines, ou se preferir, “apetitosas conchas da confeitaria”,
imortalizadas por Marcel Proust. Criadas na região de Lorraine na França.



 MADELEINES

Ingredientes:

·        02 ovos inteiros
·        120 gramas de açúcar refinado
·        100 gramas de farinha de trigo
·        03 gramas de fermento químico
·        Raspas de ½ limão
·        05 ml de essência de baunilha
·        100 gramas de manteiga sem sal
·        30 gramas de manteiga para untar
·        30 gramas de farinha para polvilhar
 Modo de Preparo:

1.     Aqueçar o forno a 200ºC.
2.     Em um bowl peneire a farinha e o fermento. Reserve.
3.     Derreta a manteiga e deixe esfriar. Reserve.
4.     Misture os ovos e o açúcar com um batedor de arame.
5.     Aos poucos junte a mistura de farinha e o fermento alternadamente com a manteiga derretida.
6.     Junte as raspas de limão e por último a baunilha.
7.     Unte uma fôrma própria para madeleines com manteiga e polvilhar farinha de trigo.
8.     Complete a fôrma com a massa, apenas ¾ da sua capacidade.
9.     Cozinhe a 200ºC por 5 minutos e então abaixe a temperatura do forno para 180ºC e termine de cozinhar por mais 10 minutos.
10.Retire do forno, desenforme e deixe resfriar sobre uma grelha.

Variações de Madeleines:
·        Raspas de limão; Chocolate; Gianduia; Laranja com sementes de papoula.

Por Eire Rosado

Nenhum comentário:

Postar um comentário