segunda-feira, 28 de maio de 2012

Cerejas, Cerejas e mais Cerejas...


Como é difícil comer uma só!

Foto: Carol Gherardi

As cerejas encantam pelo seu formato, cor, suculência e não podemos deixar de dizer que é impossível resistir a um doce que tenha ela simplesmente no topo, como uma coroa! Sim esta rainha parece ter aparecido na Turquia, país a qual emprestou o nome de uma de suas cidades a ela, Cerasus.
As cerejas são reconhecidas pelo nome de Griotte, que são cerejas azedas  silvestres. Muito usada na confeitaria, aparecendo em geleias, compotas, tortas onde a mais famosa feita com ela é a floresta negra; também marca presença na composição de um licor muito famoso e apreciado, o Kirsch.
Seu uso se estende à culinária, pois compõe o molho do pato assado com cerejas, enriquecendo o prato com sua acidez, suculência e realçando ainda mais com sua cor vibrante.
Usada com frequência na época de natal, onde compõe a decoração da mesa, acompanhando aquele pernil, peru, elas são o toque que faltava. Podem ser comercializadas em conserva, onde é possível encontrá-las na cor vermelha e verde. 
Seu uso é extenso, mas já ouviram falar no Clafoutis?
Clafoutis é um doce da pastelaria francesa. Nasceu na cidade de Limousin, que fica na região da Provence. Aqui são usadas cerejas tanto vermelhas quanto pretas, em seguida são cobertas com uma fina massa e assadas no forno. O ideal é depois de assada, servir ainda quente, podendo ser acompanhada por um creme.
Agora que já estamos com a boca cheia de água, que tal adoçá-la com uma receita fácil de preparar, e que é gostosa a qualquer hora?
Caderno e caneta na mão para anotar os ingredientes e modo de preparo.



CLAFOUTIS AUX CERISES

Ou simplesmente Pudim de Cereja!

Ingredientes:
·        100 gramas de açúcar
·        600 gramas de cerejas frescas ou 500 gramas de cerejas em conserva
·        45 gramas de farinha de trigo
·        Sal refinado uma pitada
·        150 ml de leite integral
·        75 ml de creme de leite
·        04 ovos
·        02 gemas
·        45 ml de Licor Kirsch (opcional)
·        30 gramas de açúcar confeiteiro


Modo de Preparo:

1.     Unte uma travessa refratária com manteiga derretida. Polvilhe com açúcar, deixando uniforme o fundo e todos os lados.
2.     Vire a travessa para baixo e dê uma batida para tirar o excesso de açúcar.
3.     Retire os caroços das cerejas se forem frescas, ou escorra as cerejas em conserva. Espalhe-as numa camada uniforme no fundo da travessa refratária.
4.     Peneire a farinha já misturada com a pitada de sal em uma tigela e no meio faça um buraco. Em seguida adicione o leite e o creme de leite no centro. Bata com um batedor de arame, e vá incorporando aos poucos a mistura até obter uma massa lisa.
5.     Acrescente os ovos, as gemas e o açúcar e continue batendo até a massa ficar lisa novamente.
6.     Pré-aqueça o forno a 180 graus C. Com a ajuda de uma concha despeje a massa sobre as cerejas e espalhe o licor Kirsch (opcional) por cima com uma colher.
7.     Asse o clafoutis em forno quente por aproximadamente 30-35 minutos, até que a massa comece a dourar.
8.     A massa estará cozida quando se desprender dos lados do refratário.
9.     Na hora de servir peneire sobre a massa açúcar confeiteiro.


DICA:
 Um acompanhamento ideal para servir o clafoutis é com creme de leite fresco batido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário