segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Imagem: g1.globo.com

Por que no Brasil o uso das flores na gastronomia não é muito comum?
O uso de flores comestíveis no Brasil é muito recente, estamos falando de 10 anos para cá, sendo os últimos 03, 04 anos os anos que realmente alavancaram a presença na culinária, e o mercado de flores comestíveis é mais usual na região Sudeste, pois aqui se concentram grande parte dos restaurantes, buffets, escolas de culinária, grandes mercados, etc, onde as flores costumam ser comercializadas e oferecidas para uso culinário. As flores pioneiras no Brasil para consumo foram a Capuchinha e o Amor-Perfeito.
O uso de flores comestíveis é mais limitado nas residências, pois as flores ainda são pouco conhecidas das pessoas, que por sua vez não sabem diferenciá-las de outras flores não próprias para consumo, e o período de maior consumo se resume mais a épocas comemorativas como Natal e Ano Novo. 
Mas o uso de flores comestíveis já existem há muitos séculos, tendo seu início na Idade Média.
A Europa como um todo usa muito bem as flores na culinária, sendo a França e Suíça são os grandes países apreciadores de flores na culinária.

As flores comestíveis são diferentes das comercializadas em floriculturas? Quais são as diferenças básicas?
Sim, apesar da semelhança das flores, as para consumo são vendidas para este fim. As flores comercializadas para consumo têm o cultivo diferenciado, pois são sempre orgânicas, ou seja, não são tratadas com defensivos agrícolas ou qualquer outro produto químico, geralmente usados para adubação e pestização. O produtor deve garantir isso ao cliente, informando nas embalagens que se trata de produto orgânico. Nas embalagens poderemos encontrar um selo da “AAO – Associação de Agricultura Orgânica”. A planta nesse caso é tratada em estufas de tela ou plástico, o ambiente é protegido, e a água e luz são controladas.  O transporte das flores para consumo são bem específicos, pois tem de ser refrigerados para garantir a frescura do produto.
Portanto as flores comestíveis são comercializadas por produtores especializados, nunca por floristas.  

Pode citar algumas flores comestíveis e dar algumas receitas onde elas são usadas? Onde podemos encontrá-las para preparar os pratos?
As flores comestíveis geralmente são comercializadas em redes de supermercados. Alguns exemplos de flores são mais comuns de serem encontradas, outras já têm maior limitação. Um exemplo disso é entender que a maioria das flores de plantas como temperos, como exemplo, nirá, manjericão, endro/dill, podem ser usadas tanto para enfeitar uma produção quanto para serem consumidas., pois realçam o sabor dos pratos e o embelezam.
As flores mais comuns que encontramos para consumo são:
ü Cravina;
ü Gerânio;
ü Capuchinha/ Nastúrcio;
ü Violeta, não a espécie africana esta é perigosa;
ü Borago ou Borragem;
ü Calêndula;
ü Flor de Abóbora ou Cambuquira;
ü Amor Perfeito;
ü Alfazema;
ü Begônia;
ü Crisântemo;
ü Rosas;
ü Verbena-limão;
ü Brinco-de-Pincesa;
ü Camomila Amarela;
ü Girassol;
ü Hibiscos;
ü Ipê-Roxo e Rosa;
ü Tulipa;
ü Etc.


Nenhum comentário:

Postar um comentário