domingo, 26 de junho de 2011

O INTERESSANTE MUNDO DA MASSA

MASSA

Sua origem sempre gerou controvérsias, sendo atribuído o mérito a Marco Polo, que em suas andanças teria trazido da China; pois os chineses já consumiam macarrão já no século XX a.C. Mas, afrescos encontrados em tumbas muito antigas nas proximidades de Roma mostraram pessoas usando farinha e água para fazerem suas massas. Embora estudos apontem para sua confecção em pedras achatadas, onde eram assadas ao invés de cozidas, como consumimos atualmente.  
Existem dois tipos básicos de massas que foram disseminadas para o mundo através dos italianos: a massa fresca ou massa feita à mão como são conhecidas e a massa seca ou industrializada. Prestando-se a propósitos diferentes.
A massa seca é feita de farinha de trigo durum (durus significa “duro” em latim), sendo alto seu teor de glúten que confere à massa depois de cozida a textura e consistência características. Sendo ideal seu cozimento “ao dente”.
Porém, as massas que são produzidas fora da Itália apresentam freqüentemente outros tipos de farinha em sua composição, o que torna às vezes difícil cozinhá-las ao dente.
As massas com suas versões são muito consumidas e apreciadas em diversos países, sendo na Itália onde ocorre seu consumo em larga escala.
Muitas variações surgiram através da introdução de outros ingredientes tais como: farinha de semolina e trigo sarraceno.
A escolha do tipo de molho é fundamental para o sucesso da massa. Por exemplo, massas longas pedem molhos de textura leve, pois este adere melhor à massa, já as massas e tubos curtos pedem molhos mais ricos e com pedaços maiores dos ingredientes, que entram em suas cavidades e podem ser consumidos apenas com o auxílio de um garfo.  




 





CULINÁRIA

MOLHO PESTO

Ingredientes:

·        100 gramas de folhas de manjericão picadas
·        01 dente de alho (opcional)
·        30 gramas de queijo parmesão ralado
·        15 gramas de pinoli tostados
·        05 gramas de sal refinado
·        100 ml de azeite de oliva extravirgem

Preparo:
 Bata todos os ingredientes no processador;
Acrescente o azeite aos poucos até adquirir a consistência desejada e misture.

Dica:
·        Se preferir pode substituir pinoli por nozes bem picadinhas;
·        Pode acrescentar uma pitada de pimenta preta moída na hora
·        Se preferir pode fazer o molho pesto usando o método tradicional, que consiste em amassar todos os ingredientes em um pilão, começando pelo manjericão, o alho, o parmesão, os pinolis e o sal, deixando por útlimo o azeite que deve ser adicionado aos poucos.
·        Rende: aproximadamente 200 ml

Sugestão de massa: Sirva com penne ou spaguetti 


Escola de Culinária Eire Rosado Enogastronomia
Rua Francisca Júlia, 588 São Paulo – SP
Fone (11) 2281.7331

Nenhum comentário:

Postar um comentário