sexta-feira, 1 de julho de 2011

Horta Caseira

O consumo em excesso de alimentos pouco saudáveis, carnes gordas, abuso de sal e temperos por pessoas que não praticam exercícios físicos regularmente pode trazer a pressão alta. De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o número de brasileiros hipertensos subiu para 24,4%.

Para prevenir a hipertensão, é necessário adotar uma série de medidas que trarão benefícios a saúde, como o consumo de frutas, verduras, legumes e carnes magras. Além de evitar o consumo de produtos industrializados e o exagero no sal.

Uma boa forma de diminuir o consumo do sal, é acrescentar nas receitas as ervas frescas, como manjericão, salsinha, cebolinha, tomilho, sálvia, orégano, coentro e dill. Uma infinidade de ervas que além de serem muito saborosas podem ser cultivados na sua própria casa.

Você vai precisar de:

Um vaso ou jardineira;
Algumas pedras ou argila, para forrar o vaso e ajudar na drenagem de água;

Um pedaço de feltro para separar as pedras da terra para que ela não saia pelo fundo do vaso;

Muda da erva de sua preferência;

Como montar:

Forre o vazo com as pedras e o feltro, em seguida coloque a terra e a mudinha no centro cobrindo com um pouco de terra toda a raiz.

Você pode cobrir a planta com casca de pinus, que vai deixar a planta sempre úmida ou utilizar o restante de pedras de argila.

As ervas podem receber luz natural por pelo menos 3 horas por dia e não devem ser regadas com muita água. Quando os dias estiverem quentes ou muito secos, regue duas vezes ao dia, de manhã e a noite, e quando os dias estiverem úmidos ou chuvosos, regue a cada dois ou três dias.

Dica: Quando comprar um maço de cebolinha, corte alguns centímetros acima da raiz e reserve-a colocando em um copo de água, que deve ser trocada diariamente, até que ela fique pronta para ser plantada em dois ou três dias.

Assim você terá ervas fresquinhas sem sair de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário