Chucrute como é chamado no Brasil ou Sauerkraut em alemão,
quer dizer repolho azedo, fermentado.
Sauer = azedo; Kraut = repolho.
O chucrute embora se afirme ser de origem alemã, já era consumido de forma quase similar na época da construção da Grande Muralha da China, pois era usado na alimentação dos trabalhadores. Porém na época era feito de forma pouco diferente, sendo o repolho fatiado finamente, este era levado para fermentar em vinho de arroz,
Já na Alemanha este era feito da seguinte forma, o repolho era finamente cortado, e era levado para cozer. Depois era fermentado com acréscimo de sal que têm como função retirar a água da hortaliça, e de sementes de alcaravia (kümmel), sendo este posto em barricas que eram fechadas hermeticamente. Depois de um período de três a quatro semanas, era removido qualquer resíduo que se encontrava em suspensão, e era acrescentado mais água. Bactérias que estão presentes naturalmente no repolho, acabam reagindo com a salmoura gerada na fermentação e acabam por resultar nesse sabor azedo tão peculiar nesta preparação.
Atualmente o chucrute é comercializado tanto em vidros quanto em latas, mas quando fresco, seu sabor e textura são inigualáveis fontes de verdadeiro sabor.
O chucrute é um acompanhamento importantíssimo da cozinha alemã. Embora seja amado por muitos e odiado por outros, este têm fãs ao redor do mundo inteiro desde a China ao Chile, passando pelos EUA à Europa. Serve também como verdadeiro revigorante para embutidos, presunto e bacon. Pode ser consumido tanto na forma fria quanto quente, acompanhando saladas e sanduíches.
Por ser crocante e agradavelmente ácido, o chucrute ajuda a cortar a gordura de carnes para gordas, pesadas. Seu gosto peculiar é límpido.
RECEITA DE CHUCRUTE
Ingredientes:
· 700 g repolho cortado finamente
· 02 colheres de chá de sal ou mais se necessário
· 01 colher de sopa de sementes de Kümmel
· 02 colheres de sopa de açúcar
· Sal a gosto
· Vinagre branco a gosto
· Água fervendo
Modo de Preparo:1-O repolho deve estar limpo e deve ser cortado finamente ou ralado no ralo fino.
3-O repolho já preparado deverá então ser colocado em vidros que deverão estar higienizados e devem ser fechados hermeticamente.
5-Feche os vidros e deixe por aproximadamente 01 semana em um lugar escuro e em temperatura ambiente.
6-Depois desta semana deve-se guardar em um lugar fresco e seco.
7-Estará pronto para ser degustado em aproximadamente 04 semanas.
* os vidros devem ser preparados como para conservas ou geléias, ou seja, extremamente limpos, fervidos e hermeticamente fechados!
* nao vai vinagre na receita!!! Ele é azedo pela fermentacao do repolho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário