segunda-feira, 5 de março de 2012


JÓIAS EM MINIATURAS

ESSE É O PINOLE OU SNUBAR
Não há quem resista a uma iguaria tão exótica, que data séculos, muito apreciada ao redor do mundo, com grande influência na Itália a qual leva o nome de “Pignoli”, e é a estrela do famoso pesto genovês. Os árabes a usam em quase tudo o que preparam desde pratos salgados quanto doces, e por eles são chamados “Snubar”
Planta nativa do Mediterrâneo, este pequeno pinhão de cor marfim, textura macia, e sabor adocicado é usado amplamente por nós, sendo muito rico em gorduras monoinsaturadas, ou seja, a gordura benéfica. Pode ser usado em saladas, com legumes, massas, em molhos, no preparo de doces, enfim sua utilidade de uso é infinita, e dificilmente deixará de agradar. Porém ele é uma iguaria de valor alto, imagine que para o pinheiro dar estas jóias comestíveis, leva em torno de 25 anos para simplesmente gerar frutos e mais sete para esta amêndoa ficar madura!!! Não é para menos que seu valor seja equivalente a uma jóia. Mas na hora de usá-lo não há necessidade de colocar grandes quantidades, pois o mínimo já dá bons resultados.
DICA: Por ser rico em gorduras monoinsaturadas e proteínas, tende a ficar rançoso com facilidade, por isso é indicado que o preserve guardando sob refrigeração.      



LASANHA DE MANDIOQUINHA COM MANTEIGA NOISETTE E PINOLE
Ingredientes:
·         01 pacote de lasanha seca de sua preferência
·         500 gramas de mandioquinha
·         200 gramas de manteiga integral sem sal
·         100 gramas de pinole
·         Sal refinado quanto baste
·         Pimenta do reino moída na hora quanto baste
·         Alecrim fresco para decorar ou outra erva de sua preferência

Modo de Preparo: 
1-    Cozinhe a lasanha em água quente e sal. Escorra e reserve.
2-    Descasque e pique grosseiramente a mandioquinha e leve para cozer em água fria, quando levantar fervura adicione sal. Cozinhe até que esteja macia, se houver necessidade acrescente mais sal.
3-    Depois de escorrida a mandioquinha passe por uma peneira fazendo um purê. Reserve.
4-    Numa frigideira leve o pinole para saltear levemente, cuidando para não queimar. Desligue o fogo e reserve.
5-    Em uma frigideira a parte leve a manteiga para aquecer, quando começar a espumar e a cor for mudando para uma cor acastanhada, adicione o pinole e desligue o fogo.

Montagem: 
Para montar a lasanha sobreponha as fatias de massa, intercalando com o purê de mandioquinha. Se preferir, pode fazer pequenas porções individuais, para isso pode estar cortando a massa com um vazador, no formato desejado. 
Depois de montado as camadas regue com a manteiga noisette e o pinole. 
Decore com raminhos de alecrim ou outra erva de sua preferência.

Bom Apetite!


Nenhum comentário:

Postar um comentário